segunda-feira, 26 de maio de 2008

Uso legal de maconha

Legisladores debatem uso legal da maconha em New Jersey
Pacientes vítimas de esclerose múltipla e outras enfermidades pediram aos legisladores estaduais para legalizarem o uso da maconha em New Jersey com o objetivo de aliviarem seu sofrimento. Entretanto, oponentes alertam que tal prática poderá incentivar o abuso da droga.“Todos nós temos prova que o uso é efetivo. Isso é um senso comum”, comentou Scott Ward, residente em Robbinsville (NJ), um ex-marinheiro que sofre de esclerose múltipla e alega que o consumo diário mínimo de maconha melhorou drasticamente sua qualidade de vida.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Novidades

Como as notícias vão sendo escassas, aqui vai um link do Blog "Gang da EM"

Catalunha: Doentes graves melhoram com cannabis
Mais de metade dos pacientes submetidos a tratamento com cannabis, na Catalunha, no âmbito de um programa pioneiro lançado em 2005, apresentaram uma reacção positiva e grande parte mostrou melhorias no seu estado de saúde. (ler mais)

Dieta rica em Omega 3 melhora a vida dos portadores de esclerose múltipla

Uma dieta rica em peixe, frutas e legumes “pode ser uma das principais formas de evitar os períodos de crise em portadores de esclerose múltipla” (EM). (ler mais)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Bairro do Oriente - Rui Veloso

Fado do Ladrão Enamorado


  • Vê se pões a gargantilha
    Porque amanhã é domingo
    E eu quero que o povo note
    A maneira como brilha
    No bico do teu decote
    E se alguem perguntar
    Dizes que eu a comprei
    Ninguem precisa saber
    Que foi por ti que a roubei
    E se alguém desconfiar
    Porque não tenho um tostão
    Dizes que é uma vulgar
    Joia de imitação
    Nunca fui grande ladrão
    Nunca dei golpe perfeito
    Acho que foi a paixão
    Que me aguçou o jeito
    Por isso põe a gargantilha
    Porque amanhã é domingo
    E eu quero que o povo note
    A maneira como brilha
    No bico do teu decote

sábado, 10 de maio de 2008

Cura para EM?

Especialista canadiano convencido que células estaminais podem curar Esclerose Múltipla (ler mais aqui)

Estou a ficar farto!

Fez anteontem (Quinta-feira) 15 dias que tive alta, após 9 dias de "estágio" no HSM da Guarda. No dia anterior tinha feito umas RM's para verificar se o surto tinha deixado sequelas. Então, na Quinta, os médicos disseram: como já náo está a fazer mais nenhum tratamento não vale a pena ficar cá. Vamos dar-lhe alta e logo o chamamos para lhe comunicar o resultado dos exames. Até agora nada! Será que 15 dias não chegam para saber os resultados e comunicá-los ao doente? Provavelmente não há nada de especial a comunicar mas pelo menos ficava a saber algo! Terei que pegar eu no telefone e questionar o meu norologista. Ainda por cima, segundo soube na comunidade MS Gateway, a minha recuperação vai ser lenta pois as lesões medulares assim recuparam, lentamente. Realmente a minha perna direita cá anda feito um objecto estranho, com pouca sensibilidade...
Como diz o cego, a ver vamos como corre a coisa!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pré-transplante para EM e doenças imunológicas

Pré-transplante de células tronco para esclerose múltipla (EM) e doenças imunológicas (textos 2005)

Introdução
Medicamentos depressores do sistema imunológico são usados há quase 50 anos. No caso da EM, os interferons têm ocupado a primeira linha terapêutica nos últimos anos. Muitos casos, porém, permanecem com a doença em atividade: dez anos após o início, 50% dos pacientes apresentam piora crônica e progressiva; após 15 anos são 70%, e após 25 anos são 85%.

Porque é necessário ser solidário

A Plataforma Saúde em Diálogo divulga:

No próximo dia 4 de Maio – DIA DA MÃE – realiza-se a 6ª edição da Corrida SEMPRE MULHER da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCancroMama).
Aproveite e venha comemorar este dia de forma diferente na praia. Atendendo a que se trata do Dia da Mãe e porque o Cancro da Mama não é exclusivo das mulheres, os homens também podem participar.
Faça um pouco de exercício a correr ou a andar e ajude-nos a angariar fundos para a construção de uma nova sede para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (a receita deste evento reverte para a APAMCM).
Para mais informações e inscrições é favor entrar no site www.corridasempremulher.com

Diário de um Internamento 10

24 de Abril de 2008

Bendita Quinta - feira! Como no dia anterior, acordei bem disposto, sem soluços. Após o pequeno almoço tive a visita do médico neurologista que me internou, dizendo que me ia dar alta pois os resultados das RM's ainda não tinham chegado. Como não tinha mais tratamentos a fazer, de momento, não se justificava ficar no hospital. Comecei, então, por começar a arrumar as minhas coisas e telefonei para casa a dar a novidade. O meu filho ficou de me vir buscar depois de almoço e assim foi. Depois de almoço lá fui embora, de regresso a casa, sem antes ter que esperar algum tempo, até que o meu filho acabasse as aulas. Passei o tempo numa sala de estudo da Escola Superior de Educação da Guarda onde aproveitei para por em dia a minha viagem habitual pelos blogs da minha preferência.
Por aqui termina este diário dum Internamento pois voltei a casa. Agora é só esperar que a minha recuperação continue lentamente e a perna direita fique recuperada completamente!
Até breve.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Diário de um Internamento 9

23 de Abril de 2008

Hoje é um dia importante. Comecei sem soluços e vou fazer uma Ressonância Magnética. Cerca da 8h 30m o condutor da ambulância vem buscar-me para ir à CEDIR fazer a RM. Chegado ao local do exame apenas esperei 15 minutos. Entrei para o gabinete e fizeram-me as perguntas habituais aquando deste tipo de exames. Afinal não era só uma Ressonância: eram quatro. Durante 01h 15m estive no "tubo" e fiz os quatro exames: ao cérebro, à coluna, à medula cervical e à medula dorsal. O que valeu foi que para cada tipo de exame tinha que sair do tubo para serem mudados alguns utensílios específicos. Regressado ao hospital o dia correu normalmente, sem soluços e, para variar, lá dei a minha injecção de Rebif (interferão B1a), pelas 22h 45m. Foi uma noite de descanso, com umas acordadelas pela madrugada mas nada que não se remedeie.