sábado, 22 de agosto de 2009

Sequência Terapêutica

Sequência Terapêutica
Será a imunomodulação na esclerose múltipla potenciada por uma imunossupressão inicial?

A esclerose múltipla é uma doença autoimune de causa desconhecida e com uma patogénese muito complexa. O objectivo dos tratamentos na EM é modular o sistema imunitário, em vez de o suprimir.

O acetato de glatiramer (Copaxone) é um tratamento imunomodulador aceite para a EM. Adicionalmente ao seu mais conhecido mecanismo de acção, que consiste em bloquear a interacção entre as células T e a mielina, pensa-se que haverá outros. Em pessoas tratadas com este produto, pode ser utilizada a avaliação de uma propriedade específica das células T, para monitorizar os benefícios do tratamento.

Para além disso, outros tratamentos com propriedades imunossupressoras, tais como a mitoxantrona, também provaram ser eficazes na EM. Foi demonstrado que um curto período de tratamento com mitoxantrona, antes do tratamento com Copaxone, melhora a resposta clínica a este medicamento.

Os autores deste estudo investigaram o impacto da mitoxantrona, quando administrada imediatamente antes do tratamento com Copaxone na propriedade específica das células T, que anteriormente havia sido associada aos efeitos terapêuticos do mesmo. Descobriram porém que o tratamento com a mitoxantrona não modificou aquela propriedade específica das células T. Tais resultados fazem sobressair a complexidade do mecanismo de acção do Copaxone.


Autores: Bar-Or A, Oger J, Gibbs E, Niino M, Aziz T, Renoux C, Alatab S, Shi F, Campagnolo D, Jalili F, Rhodes S, Yamashita T, Fan B, Freedman M, Panitch H, Arnold D, Vollmer T.
Fonte: Mult Scler. 2009 Aug;15(8):959-64

Sem comentários: